quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Saiba Gerir Sua Imagem

No seu emprego a sua postura e atitude contam tanto como as suas habilitações e a sua capacidade de trabalho. O problema é que não há nenhum curso que nos ensine a postura a adoptar numa empresa, a reagir em situações de conflito ou a lidar com o nosso superior hierárquico. Imponha-se, mantenha uma atitude sempre firme e conheça alguns dos nossos conselhos para vencer na empresa.
Não há nenhum curso que nos ensine a bem nos relacionarmos com todas as pessoas que trabalham connosco e, no entanto, este é um dos aspectos mais importantes na formação de um bom empregado.
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As empresas valorizam as pessoas que sabem trabalhar em equipe mas é sempre muito complicado que toda a gente concorde com as mesmas ideias ou olhe na mesma direcção. Cada indivíduo é único e isso faz com que as nossas personalidades possam chocar com as das pessoas que nos rodeiam.
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Isto não significa que haja algo de pessoal contra algum colega em especifico. Não. Significa apenas que temos ideias próprias e que por vezes nos custa dar "a mão à palmatória" e abandonar algo que achamos perfeito em detrimento da ideia de um outro colega.
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É tão importante saber reagir a situações de crise como saber criar laços de amizade e de confiança com as pessoas com quem trabalhamos todos os dias, oito horas por dia, cinco dias por semana, mês após mês, ano após ano
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*A questão é realmente complicada:
- Se, num conflito, reagimos com violência, deixamos mágoa nos nossos colegas;
- Se "engolimos", ficamos a pensar no assunto e vamos ficando cada vez mais ressentidos;
- Se não reagimos somos automaticamente considerados "tapete para limpar os pés" e deixamos de ser respeitados.
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*Imponha-se!
-Tenha espírito de equipe,
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-Evite cortar relações mas saiba dar "um murro na mesa" de vez em quando,
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-Critique apenas actos, nunca pessoas,
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-Tente compreender as distâncias hierárquicas e adapte-se,
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-Aprenda a calar-se. Desconfie de intriguistas que repetem a informação, deformando-a na maior parte das vezes,
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-Não contrarie o seu patrão em público. Se não concorda com alguma coisa saiba discuti-la em privado,
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-Saiba exprimir-se em publico,
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-Não tolere assédio sexual e/ou moral, desprezo pelos seus direitos ou ingratidão sistemática. Não aceite comentários desagradáveis ou repressões pessoais. Exija somente factos,
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-Não seja "submisso". Mesmo que alguns chefes gostem, você vai passar a ser desvalorizado pelos seus colegas,
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-Seja de confiança. Cumpra promessas e prazos. Não se envolva em intrigas nem em conspirações,
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-Quando o criticarem justificadamente, assuma o erro e retire disso lições para o futuro,
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-Arranje um "guru" dentro da sua empresa, que o possa ir aconselhando,
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-Não tenha medo de perguntar o que quer que seja. É preferível perguntar as vezes que achar necessárias a cometer erros que não tenham remédio,
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-Tenha uma vida pessoal preenchida. É a melhor maneira de evitar que a sua vida profissional seja invasora.
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No trabalho, a nossa "saúde" depende também de não deixarmos passar observações desagradáveis, de reagirmos quando estamos incomodados, de formular críticas e de dizer não ao chefe. Mostre que é uma pessoa com a atitude mas que sabe respeitar quem a rodeia.

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