quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Dicas de boa postura sobre as mudanças no trabalho.

Erros e acertos são o que mais têm acontecido no mundo das empresas que passaram e passam por mudanças. Acredite que as mudanças organizacionais só ocorrem se as pessoas mudarem a maneira de encarar as situações e, consequentemente, mudarem suas atitudes.

As primeiras mudanças são capazes de gerar resultados diferentes. Aqui indicamos algumas regras que podem ser aplicadas às situações mais comuns, quando o stress da mudança parece que nunca irá acabar.
.
*Não tente controlar o incontrolável
Você está em posição de controlar a situação ou, ao tentar fazê-lo, ficará emocionalmente cansado? Algumas vezes, as mudanças às quais reagimos vêm até nós com a intenção de nos ensinar a aceitar o que não podemos mudar. Não vale a pena colocar energia naquilo que não podemos mudar!
.
*Não espere que os outros reduzam o seu stress
Não conte com ninguém para aliviar seu stress. Coloque-se numa posição de administrador da sua própria tensão. Há uma boa chance de você ser o único, na sua situação de trabalho, que poderá fazer algo para tornar mais leve a sua carga psicológica e, consequentemente, minimizar a sua resistência.
.
*Decida mudar
A organização muda para durar e melhorar. Ao invés de bater com a cabeça contra a parede da dura realidade, invista a sua energia em rápidos ajustes. Mova-se quando a organização mudar.
.
*Não se arme em vítima
Aceite o facto consumado e continue andando; não estacione. Não sinta pena de si próprio. Agir como vítima ameaça o seu futuro. Valorize-se e mantenha-se orgulhoso de você mesmo, junte as peças e planeje o seu futuro.
.
*Não tente jogar um novo jogo com velhas regras
Estude a situação atentamente: Faça uma imagem de como o jogo mudou, visualize o tabuleiro, e todas as suas peças. Reavalie as prioridades e perceba como estas serão reordenadas. Decida quais os aspectos do seu trabalho que você deverá focalizar para elevar a sua efectividade ao máximo.
.
*Não crie a expectativa de que, num curto prazo, o bónus da mudança superará as perdas
O tempo pode ser um grande amigo ou inimigo; cabe a si decidir como trabalhar na transição. Seja amigo daqueles que desejam compartilhar as suas inseguranças, crie um espaço seguro para ouvir. Procure partilhar os seus sonhos.
.
*Não faça parcerias com aqueles que não aprovam a mudança
Esqueça as alianças do contra. Mais cedo ou mais tarde as mudanças ocorrerão e nada melhor do que não ter feito nada contra isso. Procure falar com aqueles que se aproximam na tentativa de formar uma grande barreira.
.
*Não finja que concorda
Não faça de conta que você concorda com tudo e pelas costas mostra ser do contra. Se você discorda de alguns aspectos (ou até de todos), procure discutir o assunto com as pessoas que estão relacionadas com a mudança.
.
*Não seja o portador da mensagem de que as mudanças trarão o pior
Não é a mudança que causa danos, é a resistência a ela. Pense nisso, reflicta sobre todas as mudanças que você já presenciou e tire as suas próprias conclusões. Enquanto você quiser ter todo o controle da situação dentro das suas referências e exclusivamente com elas, você corre o risco de ficar com um tremendo stress, principalmente quando perceber que está a falar sozinho! Não pense que se você seguir estas regras estará pronto para enfrentar os processos de mudança. Isso não acontecerá. Se descobrirmos o método de lidarmos com as mudanças, perderemos algumas das razões de viver: a aventura, a descoberta, o invulgar, a inovação, as surpresas, mesmo com todas as outras consequências que algumas mudanças por certo trazem (nem sempre muito boas). Mas certamente não estamos a fazer das nossas vidas organizacionais um tédio!

Nenhum comentário: