quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Cinco pecados capitais(dicas na hora da entrevista)

Está à procura de um emprego? Quer que gostem de si e o contratem? Existem alguns deslizes que podem ser fatais para conseguir o emprego que tanto quer. Saiba o que fazer para evitar que esse emprego ganhe asas, voe e pouse num lugar bem distante de si.

Quando se está à procura de um emprego, principalmente num mercado competitivo, não existe pior coisa do que deixar o empregador desiludido e com uma má impressão de si. Infelizmente, existem muitas coisas que pode dizer ou fazer, sem dar conta disso, que o podem prejudicar e muito. Estes pequenos, ou melhor, grandes deslizes, podem-lhe custar o emprego a que se candidata.
Aqui estão cinco coisas que você, na sua santa inocência, pode fazer com a melhor das intenções e cujos resultados podem ser catastróficos. Conheça-as.
.
*Usar um e-mail fora do normal
Pode achar muita piada ao nome que colocou no seu endereço de e-mail, mas nem todas as pessoas podem ser da mesma opinião. Boazona@mailqualquercoisa ou anjoselvagem@mailqualquercoisa podem ser muito divertidos para usar entre os seus amigos, mas não use este mail para enviar curriculos.
Conselho: Crie duas contas de e-mail. Uma para usar para os amigos e para todos aquelas pessoas que lhe são conhecidas, e outra conta para uso estritamente profissional.
.
*Mensagem escaldante no atendedor de chamadas
Tem uma mensagem muito criativa e com muita piada no seu atendedor de chamadas. É a melhor mensagem dos arredores e os seus amigos adoram-na. Mas está a esquecer-se de um pequeno pormenor: podem não ser só os seus amigos os únicos a ligarem-lhe. Lembra-se que colocou o seu número de telefone nos seus currículos como meio de contacto? Pois, desta maneira alguém que esteja interessado em o contratar vai-se deparar com essa mensagem, tirar as suas conclusões e ficar com uma má impressão de si.
Conselho: Grave uma mensagem mais séria. Não se esqueça que o telefone é um dos meios mais utilizados pelas empresas para contactar futuros empregados. Não deite tudo a perder só por causa de uma mensagem no atendedor de chamadas.
.
*CV com erros até dizer chega!
Até pode pensar que errar é humano, que todas as pessoas erram e que você não é mais nem menos que os outros. Pode pensar que ninguém vai reparar nos erros que iam no seu currículo, mas isso não é verdade.Os empregadores reparam em tudo. Quando analisam um currículo analisam-no com todo o cuidado e até ao último pormenor. A maior parte das entidades empregadoras quando vê um currículo com erros ortográficos , colocam-no quase sempre de parte por achar que se a pessoa já comete erros no currículo, também os cometerá em projectos e em documentos importantes para a empresa.
Conselho: Redija com cuidado os seus currículos, escreva-os com muita atenção e utilize um corrector ortográfico. Há quem diga que pela escrita pode-se ver mais ou menos como é a personalidade da pessoa.
.
*Não saber nada sobre a empresa
Pensa que basta ir à entrevista, conversar um pouco e está feito? Não é bem assim. Hoje em dia grande parte dos empregadores testa o conhecimento das pessoas. Pergunta-lhes se conhece a empresa, o que sabe sobre esta, etc. As empresas valorizam muito o conhecimento que as pessoas têm sobre elas e o empenho demonstrado para conseguir o emprego.
Conselho: Informe-se o mais que puder sobre a empresa em causa. Saiba tudo sobre as suas funções e sobre as áreas de negócio da empresa. Demonstre interesse e curiosidade fazendo perguntas.
.
*Esquecer-se de enviar um cartão de agradecimento
Grande parte das pessoas acha que enviar um cartão de agradecimento às empresas é um gesto sem importância e é visto como uma perda de tempo. Se pensa assim, pensa de forma errada. As empresas sentem-se muito bem sempre que recebem um cartão de agradecimento, elogiam a cortesia do remetente, apontam todas as qualidades e mais algumas a este e por vezes convidam-no para uma segunda entrevista.
Conselho: Seja delicado e envie um cartão a agradecer a gentileza prestada pela empresa. Aqui a cortesia é uma mais valia para si.
Não se esqueça que um pequeno deslize é o suficiente para deitar tudo a perder.

Nenhum comentário: