quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Motivação em Alta na Pesquisa por Emprego

Quando iniciamos a nossa longa busca por um belo emprego na selva do mercado de trabalho, estamos longe de imaginar as dificuldades que vamos sentir e os perigos que temos de enfrentar. Apesar disso, a nossa vontade e a nossa motivação não podiam estar mais no alto. Vemos tudo cor-de-rosa, achamos que tudo são facilidades. Mas…e quando o tempo começa a passar e nada aparece? E quando a motivação começa a esmorecer?
"
Qualquer um que tenha andado muito tempo à procura de um emprego sabe como é difícil manter o optimismo e a boa disposição quando começamos a ver o tempo a passar e nada a aparecer. O mercado está cada vez mais competitivo e, na maior parte das vezes, nem resposta obtemos aos nossos currículos.
"
É, sem dúvida, um desafio constante conseguir manter a motivação em alta quando nos sentimos cada vez mais a ir ao fundo sem bóia a que nos possamos agarrar. Começamos a perder todas as esperanças, pensamos que nada mais há a fazer e que todas as esperanças se dissipam. Mas ainda assim, arranjamos uma forçasita vinda sabe-se lá de onde e que nos impele a continuar.
"
É nesta altura que devemos fazer uma avaliação do nosso "modus operandi". As técnicas de promoção que usou até agora podem não ser as mais adequadas daqui em diante. Tente repensar as suas técnicas e aposte em tudo o que facilmente promova, da melhor forma, a sua imagem. Entretanto, não desespere se ainda não conseguiu o emprego que ambiciona e tente manter a sua motivação o mais alta possível.
.
Aqui ficam algumas sugestões:
"
-Aulas - já que tem tanto tempo livre aproveite para aumentar a sua cultura. Encare como um grande investimento.
.
-Voluntariado - não há maneira mais eficaz para lhe levantar a moral do que ajudando os outros.
.
-Faça uma pausa - destaque um dia para afastar da sua cabeça qualquer pensamento sobre currículos ou trabalho. Concedendo a si mesmo algum tempo de folga, você vai conseguir manter-se activo e produtivo.
.
-Rodeie-se de pessoas positivas - mantenha-se rodeado de familiares e amigos que o apoiem e o mantenham motivado, dando-lhe um lado optimista da vida. Isto vai ajuda-lo a manter o seu espírito em alta e dá-lhe a motivação que você precisa quando chega a uma encruzilhada.
.
Exercício - vários estudos demonstraram que o exercício físico diminui o efeito psicológico do stress. Mantendo uma rotina coerente você vai conseguir manter-se enérgico.
.
-Fale com profissionais - porque são sempre pessoas que lhe podem dar uma outra visão da área para onde você quer ir.
.
-Leia livros sobre pessoas de sucesso - toda a gente sentiu, alguma vez na vida, dificuldades para conseguir aquilo que mais ambicionava.
.
-Aprenda com a experiência dos outros e tente aplicar as soluções deles aos seus problemas.
.
-Grupo de apoio - em último caso, tente juntar-se a um grupo de pessoas que tenham passado ou estejam a passar pela mesma situação. O contacto com essas pessoas pode ajuda-lo a sentir-se mais compreendido e até a dar-lhe novas perspectivas sobre o assunto.
"
A procura de emprego pode ser um desafio extremamente estimulante, mas também desgastante, principalmente quando não conseguimos alcançar os nossos objectivos a curto ou médio prazo. Não se afaste dos seus objectivos e não se deixe abater por resultados menos satisfatórios. Nem sempre o que nós queremos aparece à primeira.

Nenhum comentário: