quarta-feira, 12 de setembro de 2007

***Perguntas e respostas frequentes (curriculos)

1-Que tipo de currículo devo usar ?Não existe modelo ideal para a elaboração de um currículo. Defina seu objetivo, ressalte suas principais habilidades e realizações e adapte o currículo ao possível empregador.

2-Que tipo de currículo devo usar se quero mudar de área ?Não adianta nada fazer uma longa lista das empresas por onde passou pois, no máximo vai arranjar um trabalho na mesma área em que sempre atuou. Destaque as habilidades transferíveis e outras qualificações que possam interessar a possíveis empregadores.

3-Como devo enviar o currículo para a empresa ?Envie uma carta de apresentação de uma página somente com o seu currículo em anexo.

4-Para quem enviar o currículo ?Enderece a pessoa certa. Caso não saiba quem é, telefone para a empresa e pergunte quem é o responsável pelo departamento.

5-Quais os principais erros cometidos ao elaborar um currículo ?
Enviar fotografia quando não é solicitado.
Apresentar um Currículo com erros ortográficos, rasurado ou pouco legível.
Apresentar um currículo desorganizado pois ele pode ser desclassificado.
Chamar atenção dos recrutadores para pontos negativos (Ex: conhecimentos razoáveis de ...)
Colocar informações como o nome e idade dos filhos, números de documentos (número do RG, titulo de eleitor, carteira profissional etc), cursos em excesso ou cursos fora do perfil profissional
Usar linguagem confusa ou rebuscada
Descrições muito detalhadas
Colocar assinatura
Colocar pretensão salarial ou salário anterior.
Colocar razões por ter deixado o emprego anterior. (somente explicar na entrevista).
Colocar raça, religião e filiação partidária;
Colocar referências (só apresentar se a empresa demonstrar interesse na contratação).

6- Como fazer um currículo com excelente aparência ?
Use papel A4 ou carta.
Usar tinta preta para imprimir.
Usar impressora inkjet ou laser. Use copiadoras somente se de excelente qualidade.
Imprimir somente em uma das faces.
No máximo 2 ou 3 páginas variando de acordo com a experiência do candidato ou da necessidade de inclusão de itens técnicos. Em nenhuma hipótese elabore um currículo com mais que 3 páginas.
Use frases curtas. Máximo de 5 linhas.
Use espaços e margens idênticos do início ao fim do documento;
Se estiver usando um currículo cronológico use negrito ou tipos diferentes de letras para evidenciar o que for mais importante. Não exagere nos recursos gráficos. Escreva o suficiente para informar e despertar o interesse.
Use envelope grande para não amassar seu currículo.
Não encaderne ou coloque capa ou plastifique.
Não escreva à mão qualquer tipo de informação.
Não coloque foto.
Não escreva a palavra "CURRÍCULO" no cabeçalho.
Não assine o currículo.
Não envie mais de uma cópia para uma mesma empresa.
Não anexe documentos ( a não ser quando solicitado) .
Use fontes Arial, Courier ou Times New Roman reconhecidas como as mais agradáveis para leitura. Corpo 12 é o recomendável.

7-Como fazer um currículo se meu último emprego teve curta duração ?Escreva seu currículo em ordem cronológica normal. Isto enfatizará os empregos mais antigos onde experimentou um longo período de estabilidade.

8-Como fazer um currículo quando não tenho muitas experiência ?As seções de escolaridade e experiência profissionais são as partes essenciais do "currículo". Para compensar a falta de experiência profissional forneça informações sobre atividades extra-profissionais (ex.: atividades de voluntariado que revelem o caracter e outras capacidades do candidato).

9-Como fazer um currículo quando existem períodos de desemprego significativos ?Não inclua datas exatas de entrada e saída de empresas. Mencione anos.

10-Como fazer um currículo se tenho mais de 45 anos ?Não coloque sua data de nascimento no currículo. Não mencione anos em que freqüentou a faculdade (o que poderia indicar sua idade). Elimine alguns de seus empregos mais antigos.

11- O que é um Portfolio ?É um conjunto de peças ou um dossier onde o candidato (normalmente da área de fotografia, joalheria, design ou moda, publicidade e arquitetura etc) apresenta exemplos de trabalhos realizados e demonstra sua capacidade técnica e criativa. Não existem modelos de Portfólio. Deverá ser criativo, imaginativo e original na apresentação de modo a valorizar os trabalhos executados. Não deverá ser enviado com o currículo porém o candidato deve levá-lo para a entrevista.

Nenhum comentário: