sexta-feira, 21 de setembro de 2007

4.2.1 Empilhamentos de produtos



*A altura máxima de empilhamento deve ser verificada na embalagem, na Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) ou checada diretamente com o fabricante.
.
*Não permitir que diferentes classes de produtos para uso agrícola possam ficar juntas, evitando desta forma a contaminação cruzada (ex.: inseticidas, fungicidas ou herbicidas com fertilizantes). Sinalizar a localização destas classes de produtos.
.

*Intercalar produtos inflamáveis com produtos não inflamáveis, evitando desta forma o agravamento do risco de incêndio, no caso de ser um único local de armazenamento. É aconselhável que as portas de separação e isolamento sejam do tipo corta-fogo.
.

*Manter um afastamento de no mínimo 50 com entre as paredes laterais e as pilhas de produtos (além de funcionar como área de ventilação, permite localizar e identificar vazamentos) e de 1 metro do teto.
.

*Armazenar produtos sobre estrados (paletes) evitando contato direto das embalagens com o piso, facilitando a localização de vazamentos. Os estrados não devem ser colocados sobre as caixas dos produtos.
.

*Porta pálete (estanteria) - é um conjunto de estantes montadas em 2 ou mais níveis. Esta estrutura, indicada para armazéns de no mínimo 6 metros de pé direito, proporciona um melhor aproveitamento da capacidade de armazenamento, permitindo a verticalização dos páletes com produtos, sem que estes fiquem apoiados sobre suas caixas. Para empilhar e mover os páletes, são utilizadas as empilhadeiras.


Nenhum comentário: