sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Dicionário de Logística (link) ***Muito Importante!***

http://www.guialog.com.br/dicionario.htm

Controle de custos (clique no link abaixo)

http://www.projetodsd.com.br/index.php?cat=92&pag=229

Estocagem e Manuseio de materiais Químicos e etc...(link)

http://www2.iq.usp.br/cipa/index.dhtml?pagina=880&chave=p9J

***SEGURANÇA DO TRABALHO(abaixo)

2***Quais são os critérios para armazenamento de cilindros de gases?

Os cilindros devem ser identificados e estocados em áreas bem ventiladas e livres de materiais inflamáveis. Devem ser estocados na posição vertical e garantidos contra eventuais quedas. Os cilindros cheios devem ficar separados dos cilindros vazios. Segundo a NR32, os cilindros contendo gases inflamáveis, tais como hidrogênio e acetileno, devem ser armazenados a uma distância mínima de 8 metros daqueles contendo gases oxidantes, tais como oxigênio e óxido nitroso, ou através de barreiras vedadas e resistentes ao fogo.

3***O que é ato inseguro?

o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança. São exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas e dirigir em altas velocidades.

4***Oque é condição insegura?

É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. São exemplos de condições inseguras: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, andaime de obras de construção civil feitos com materiais inadequados.

Link SEBRAE almoxarifado (produtos/Estoque)

http://www.sebraesp.com.br/principal/melhorando%20seu%20negócio/orientações/produtividade%20e%20qualidade/controle_qualidade/default.aspx

Gerenciamento do Armazém

*Promover o manuseio seguro dos produtos, na entrada e saída destes do armazém, mantendo um relatório diário deste processo (controle de estoque);
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*Manter fichas de emergência e de segurança dos produtos armazenados em local adequado (é aconselhável que se mantenha estas fichas em painéis de fácil visualização);
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Observar as regras para acondicionamento dos produtos;
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Manter uma área de circulação. Esta área deve ter, pelo menos, um corredor central orientado para a porta principal do armazém e corredores secundários, separando as diversas áreas;
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Manter o corpo de bombeiro, médico e hospital informados sobre as fichas de emergência;
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Manter no armazém, equipamentos de proteção individual completos, para uso em casos de emergência / vazamento;
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Elaborar um plano de emergência (incêndio/vazamento) e treinar funcionários para sua execução. Deverá estar incluso no treinamento:
- Conhecimentos dos danos que cada produto pode causar;
- Procedimentos gerais de segurança (exemplo: como operar extintores);
-Procedimentos em casos de emergência: toque de alarme, uso correto dos EPI, procedimentos de abandono do local, confirmar o número de pessoas que estão no local e definir um ponto de encontro.
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O plano de emergência deve mostrar onde obter ajuda - telefones de emergência. Além disso, deve ser praticado freqüentemente, visando descobrir problemas e falhas em equipamentos.
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*Manter em local identificado, estojo de primeiros socorros.
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*Não deixar produtos obstruindo a passagem de pessoas em portas e áreas de circulação.

4.1 Sinalização

*Devem existir em lugar visível as seguintes indicações/referências:
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*Armazém de produtos fitossanitários;
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*Proibida a entrada de pessoas estranhas ou não autorizadas;
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*Proibido fumar;
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*Cuidado veneno;
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*Rotas de fuga e saídas de emergência;
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*Recipientes para coleta de resíduos (sólido e líquidos absorvidos);
Extintores (conforme norma do corpo de bombeiros).

4.2 Organização do armazém


*Deve estar sempre limpo;
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*Isolado de agentes físicos e químicos, que possam prejudicar os produtos armazenados;
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*Demarcar no piso do armazém a área de estocagem e a área de circulação;
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*Atividades secundárias devem ser evitadas no local de armazenamento.Ex.: Escritório, controle de estoque, etc.

4.2.1 Empilhamentos de produtos



*A altura máxima de empilhamento deve ser verificada na embalagem, na Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) ou checada diretamente com o fabricante.
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*Não permitir que diferentes classes de produtos para uso agrícola possam ficar juntas, evitando desta forma a contaminação cruzada (ex.: inseticidas, fungicidas ou herbicidas com fertilizantes). Sinalizar a localização destas classes de produtos.
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*Intercalar produtos inflamáveis com produtos não inflamáveis, evitando desta forma o agravamento do risco de incêndio, no caso de ser um único local de armazenamento. É aconselhável que as portas de separação e isolamento sejam do tipo corta-fogo.
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*Manter um afastamento de no mínimo 50 com entre as paredes laterais e as pilhas de produtos (além de funcionar como área de ventilação, permite localizar e identificar vazamentos) e de 1 metro do teto.
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*Armazenar produtos sobre estrados (paletes) evitando contato direto das embalagens com o piso, facilitando a localização de vazamentos. Os estrados não devem ser colocados sobre as caixas dos produtos.
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*Porta pálete (estanteria) - é um conjunto de estantes montadas em 2 ou mais níveis. Esta estrutura, indicada para armazéns de no mínimo 6 metros de pé direito, proporciona um melhor aproveitamento da capacidade de armazenamento, permitindo a verticalização dos páletes com produtos, sem que estes fiquem apoiados sobre suas caixas. Para empilhar e mover os páletes, são utilizadas as empilhadeiras.


4.2.2 Manter em local visível


*Placas ou cartazes com aviso de risco dos produtos conforme NBR 7500;
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*Telefones de emergência:- Corpo de bombeiros (193);- Médico e hospital ou pronto socorro mais próximo;- Fabricantes dos produtos envolvidos;- Centros de Informação Toxicológica (CITs).
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*Materiais absorventes (vermiculita, areia, etc), adsorventes e neutralizantes (ácidos ou bases, conforme o produto a ser neutralizado), de acordo com a ficha de emergência - NBR 7503;
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*Manter tambores vazios de tampa removível em local sinalizado (para recolhimento do material contaminado após vazamento);
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*Fichas de Emergência e Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) dos produtos comercializados.

4.2.3 Acesso de pessoas

Evitar que pessoas não autorizadas, especialmente crianças, tenham acesso. Para entrar no armazém, toda e qualquer pessoa, funcionário ou visitante, deve estar devidamente vestida: calça, camisa, sapato e capacete.

PRODUTOS AVARIADOS

4.3.1 Retornos de produtos impróprios para utilização

Produtos impróprios para a utilização são aqueles que apresentam problemas como vazamentos, rótulos danificados ou prazo de validade vencido. De acordo com a legislação brasileira, os produtos impróprios para utilização devem ser devolvidos ao fabricante, para serem retrabalhados ou destruídos.

4.3.2 Danos durante o transporte do fabricante para o revendedor


*O revendedor não deve receber produtos danificados.
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*Para isto é importante conferir toda a mercadoria recebida.

4.3.3 Retorno de produtos avariados pelo revendedor

*Caso o produto venha se tornar impróprio para utilização devido a avarias cometidas durante o armazenamento, transporte ou manuseio incorreto do revendedor, as seguintes medidas devem ser adotadas:
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*A destinação final de produtos avariados será feita pelo fabricante, devendo o revendedor comunicar o fabricante e descrever o motivo da avaria;
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*Se estiver vazando, o produto avariado deverá ser re-embalado e identificado antes de ser transportado para destruição;
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*A identificação deverá conter as seguintes informações: nome do produto + nome de embarque (produto avariado e impróprio para comercialização - retorno para o fabricante);
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*O revendedor deverá emitir a Ficha de Emergência e envelope de transporte;
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*A Nota Fiscal deverá ser emitida pelo revendedor na ocasião do recolhimento dos produtos avariados;
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*Os produtos avariados serão transportados separadamente e encaminhados diretamente para destinação adequada;
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*O revendedor não tem direito a crédito pela devolução de produtos avariados e os custos do recolhimento e destruição poderão ser cobrados do revendedor, a critério do fabricante.

4.4 Derrame ou Vazamento


*Suspender todas as operações;
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*Utilizar os EPI (equipamento de proteção individual) antes de qualquer providência para descontaminação do local;
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*Não utilizar água para lavagem e/ou limpeza;
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*Isolar a área contaminada;
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*Seguir os procedimentos de fichas de emergência e da FISPQ (Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico);
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*Absorver o produto derramado ou que tenha vazado, com material absorvente, adsorvente, conforme constante da ficha de emergência (NBR 7503). Em caso de dúvida, contatar o fabricante do produto;
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*No caso de produto sólido, varrer com cuidado, procurando gerar o mínimo possível de poeira;
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*Material resultante da limpeza deve ser guardado em recipientes fechados e em lugar seguro devidamente identificado;
Solicitar ao fabricante a retirada do material recolhido.






4.5 Procedimentos em caso de contaminação

*Contaminação da pele: lavar com água corrente e sabonete.
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*Contaminação dos olhos: lavar com água corrente (por 10 minutos). Procurar assistência médica especializada para cuidados complementares, levando consigo rótulo e/ou bula.
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*Intoxicação por inalação / ingestão: Primeiros socorros: consultar fichas de informação sobre segurança de produto (FISPQ) ou rótulo / bula. Contatar imediatamente o hospital / médico mais próximo, levando consigo as informações de segurança (rótulo / bula, etc) do produto.
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*Informar o fabricante do produto envolvido, através do telefone de emergência ou de atendimento ao cliente.
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*Roupas contaminadas deverão ser lavadas. Sapatos contaminados devem ser descartados.

4.6 Cuidados com os funcionários

*Devem ser adequadamente treinados sobre os procedimentos de segurança e receber equipamentos de proteção individual (para carga e descarga de produtos: capacete, botas impermeáveis com biqueira, calça e camisa);
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*Devem ser proibidos de comer, beber ou fumar no interior do depósito e permanecer somente o tempo necessário no interior do armazém;
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*Devem iniciar o dia sempre com roupas limpas e descontaminadas, respeitando os horários limites da jornada de trabalho;

*Devem ler e seguir as instruções do rótulo dos produtos, para obter informações específicas dos mesmos;
Devem ser periodicamente submetidos a exames médicos.

4.7 Atividades não rotineiras


Atividades não rotineiras deverão ter uma permissão por escrito para serem realizadas.
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Esta permissão deverá:
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*Registrar a área onde se realizará o trabalho que contém produtos perigosos, inflamáveis e/ou combustíveis;
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*Informar os riscos de acidentes e, portanto, assegurar que o trabalho possa ser realizado com total segurança;
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*Registrar quem irá realizar este trabalho e se esta pessoa tem conhecimento suficiente em casos de emergência.

Dicas de gerenciamento de armazens (link)******

http://www.andef.com.br/armazenamento/4.htm

sábado, 15 de setembro de 2007

Dicas de como ser um vendedor bem sucedido

Características de vendedores de sucesso

1. São persistentes.Vender ou gerenciar seu próprio negócio requer uma grande dose de persistência. Os obstáculos aparecem freqüentemente em sua frente porém a forma como são ultrapassados determinam o nível de sucesso que alcançará. As pessoas mais bem sucedidas em qualquer ramo de negócios aprenderam como lidar com os obstáculos que se apresentam em seu caminho. Elas procuram por novas soluções, persistem e nunca desistem.

2. Bons vendedores sabem definir objetivos. Bons vendedores sabem o que querem realizar e como planejar para alcançar seu objetivo. Eles definem os objetivos de uma forma específica, motivadora, viável embora desafiante e com datas bem definidas. Eles visualizam o objetivo, determinam como será alcançado e executam ações diariamente para alcança-los.

3. Bons vendedores sabem fazer as perguntas-chavesOs melhores vendedores fazem várias perguntas aos seus clientes (atuais e futuros) para determinar sua situação atual e as necessidades de compras. Eles sabem que a melhor forma de apresentar seus produtos ou serviços é descobrir os objetivos, preocupações e hesitações dos seus clientes. Isto permite que efetivamente discutam as características e benefícios do produto ou serviço que melhor se adaptam ao cliente.

4. Bons vendedores sabem ouvirA maior parte dos vendedores faz uma pergunta e depois eles
mesmos respondem a pergunta ou continuam a falar em vez de esperar uma resposta do cliente. Os bons vendedores sabem que seus clientes informarão tudo que necessitam se tiverem a oportunidade de falar. Sabem fazer perguntas e ouvir as respostas com bastante atenção e até tomar nota das respostas e resumi-las posteriormente. Eles sabem que o silencio é de ouro.

5. Bons vendedores são apaixonados pelos seus produtosEles amam sua empresa e mostram seu orgulho falando sobre seus produtos ou serviços. Quanto mais entusiasta for em relação à sua carreira, maiores serão as chances de sucesso pois quando se ama o que está se fazendo mais esforço colocamos neste trabalho. Quando somos entusiastas sobre produtos ou serviços que vendemos, este entusiasmo brilhará em cada conversa que terá.

6. Vendedores bem sucedidos são entusiastasBons vendedores tem sempre uma atitude positiva e seu entusiasmo é contagiante, mesmo durante períodos difíceis. Eles raramente falam negativamente sobre sua empresa ou negócios. Quando enfrentam situações negativas ou ruins eles focalizam em pontos positivos.

7. Bons vendedores assumem a responsabilidade pelos resultados.Se não conseguem atingir as cotas eles não culpam problemas internos ou a economia ou a concorrência. Eles sabem que somente suas ações determinarão os resultados e sabem fazer o que é necessário.

8. Bons vendedores trabalham muito.A maior parte das pessoas quer alcançar o sucesso porém não estão preparados para trabalhar muito para conseguir alcançar seus objetivos. Os grandes vendedores procuram negócios e não esperam que os negócios venham até eles. Normalmente iniciam a trabalhar bem mais cedo que seus colegas; telefonam mais; contatam mais clientes em potencial; conversam mais com pessoas e fazem mais apresentações de vendas do que seus colegas.

9. Bons vendedores sempre estão em contato com seus clientes.Eles sabem que o contato constante ajuda a manter os clientes. Assim, usam vários artifícios para sempre estar em contato com os clientes. Enviam mensagens de agradecimentos, de aniversário etc. Telefonam e programam cafés da manhã, almoços etc. Enviam artigos importantes para seus clientes e, também, boletins informativos (newsletters). Estão sempre procurando novas formas de manter seu nome e o da sua empresa na mente de seus clientes.

10. Bons vendedores sabem demonstrar o valor dos seus produtos e serviços.O mundo de negócios hoje é muito competitivo e muitos vendedores pensam que somente o preço é o fator motivador. Bons vendedores sabem que o preço é um fator importante em toda venda entretanto é raramente o único fator na escolha de um produto ou fornecedor. Eles sabem que um comprador bem informado baseia muito de sua decisão no valor da proposta apresentada pelo vendedor. Sabem como valorizar o seu produto para cada cliente ou comprador.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Dicas empresariais (montar empresa)

1-Qual é o principal erro cometido por pessoas que iniciam novas empresas ?
Todo novo empresário sonha em lançar um produto que seja uma novidade, ousado, fruto de sua inteligência e criatividade. Ele conhece e se baseia nas histórias de empresários que ficaram ricos com uma boa idéia. Esquecem, entretanto, que a maior parte das empresas morrem em seu primeiro ano de vida e que o número de fracassos é extremamente maior que o número de sucessos. Não inicie uma empresa para mostrar sua criatividade. Economize seu dinheiro e evite frustrações.



2-Como encontrar a empresa certa para abrir?
Recomendação 1: Copie o que as empresas bem sucedidas estão fazendo até que conheça o mercado suficientemente bem. Em resumo:-Não inove num primeiro momento.-Nunca ofereça novos produtos. -Faça propaganda exatamente como seu concorrente mais bem sucedido. Utilize os mesmos veículos de propaganda. -Venda produtos de sucesso ou inicie negócio semelhantes a negócios bem sucedidos já existentes.-Use os mesmos veículos de propaganda que as empresas bem sucedidas estão usando.-Se tentar vender um produto que poucos estejam vendendo suas chances de sucesso são muito pequenas.-Existem muitos casos de sucesso de produtos que foram novidades, porém, para cada caso de sucesso, existem centenas de fracassos. Aqueles sucessos, entretanto, na sua maioria, foram obtidos por grandes empresas após uma série muito grande de fracassos.
Porque a recomendação 1 está certa ?Causa 1:Porque idéias brilhantes geralmente não funcionam em negócios. Os psicólogos dizem que os melhores administradores não possuem mentes criativas e nem geram novas idéias. Eles escolhem entre idéias sugeridas por outros.

Causa 2:Somente as grandes empresas possuem o dinheiro e o tempo para investir e testar novos produtos ou empresas até que um produto ou empresa finalmente gere o esperado lucro. Normalmente estes testes são efetuados por pessoas com ampla experiência e qualificação e é muito difícil ou improvável que alguém, sem experiência no ramo, encontre um excelente produto ou um novo mercado.

Causa 3:O iniciante não possui informações suficientes sobre os produtos que já foram lançados e testados e fracassaram, as empresas que iniciaram e fecharam suas portas, etc. Normalmente, também, não conhecem o mercado.

Causa 4:O líder tem o custo do teste, isto é, uma série de fracassos até encontrar o produto ou empresa ideal e os seguidores não.

Cuidado:Ao copiar uma empresa bem sucedida tenha muito cuidado em obter todos os fatos importantes.



3-Como iniciar uma empresa se tenho pouco capital para investir ?
-Inicie trabalhando em tempo parcial e continuando com seu emprego atual que lhe dá apoio financeiro. Isto lhe dará tempo para avaliar sua nova empresa. Lembre-se que o mundo das empresas é um mundo difícil e não se aprende da noite para o dia. -Trabalhe em sua própria casa. -Lembre-se que seu maior investimento será seu tempo e suas idéias para iniciar pequeno e gradualmente aprender e consertar os erros que irá cometer.



4-Qual o conselho que daria para um amigo que deseja abrir uma loja de produtos de varejo ?
Suponha que um amigo lhe diga que deseja abrir uma loja e gostaria de seu conselho ou opinião. Penso que sua sugestão seria: procure na sua cidade ou em outras cidades lojas que parecem serem bem sucedidas. Verifique principalmente aquelas que estão crescendo bem rápido. O raciocínio é: se uma loja está dando certo provavelmente a de seu amigo também dará certo. Se seu amigo, entretanto, estiver com idéias para abrir um negócio estranho penso que diria que as chances de sucesso são muito pequenas.



5-Como encontrar o produto certo?
Siga seus hobbies para criar sua empresa. Use seus conhecimentos ou interesses pessoais para ganhar dinheiro. Muitos empresários iniciaram empresas para fabricar ou vender produtos que eram seus hobbies em fins de semana artigos esportivos, artigos para pescarias, natação, carros, pinturas, antigüidades, plantas etc.

***Perguntas e respostas frequentes (curriculos)

1-Que tipo de currículo devo usar ?Não existe modelo ideal para a elaboração de um currículo. Defina seu objetivo, ressalte suas principais habilidades e realizações e adapte o currículo ao possível empregador.

2-Que tipo de currículo devo usar se quero mudar de área ?Não adianta nada fazer uma longa lista das empresas por onde passou pois, no máximo vai arranjar um trabalho na mesma área em que sempre atuou. Destaque as habilidades transferíveis e outras qualificações que possam interessar a possíveis empregadores.

3-Como devo enviar o currículo para a empresa ?Envie uma carta de apresentação de uma página somente com o seu currículo em anexo.

4-Para quem enviar o currículo ?Enderece a pessoa certa. Caso não saiba quem é, telefone para a empresa e pergunte quem é o responsável pelo departamento.

5-Quais os principais erros cometidos ao elaborar um currículo ?
Enviar fotografia quando não é solicitado.
Apresentar um Currículo com erros ortográficos, rasurado ou pouco legível.
Apresentar um currículo desorganizado pois ele pode ser desclassificado.
Chamar atenção dos recrutadores para pontos negativos (Ex: conhecimentos razoáveis de ...)
Colocar informações como o nome e idade dos filhos, números de documentos (número do RG, titulo de eleitor, carteira profissional etc), cursos em excesso ou cursos fora do perfil profissional
Usar linguagem confusa ou rebuscada
Descrições muito detalhadas
Colocar assinatura
Colocar pretensão salarial ou salário anterior.
Colocar razões por ter deixado o emprego anterior. (somente explicar na entrevista).
Colocar raça, religião e filiação partidária;
Colocar referências (só apresentar se a empresa demonstrar interesse na contratação).

6- Como fazer um currículo com excelente aparência ?
Use papel A4 ou carta.
Usar tinta preta para imprimir.
Usar impressora inkjet ou laser. Use copiadoras somente se de excelente qualidade.
Imprimir somente em uma das faces.
No máximo 2 ou 3 páginas variando de acordo com a experiência do candidato ou da necessidade de inclusão de itens técnicos. Em nenhuma hipótese elabore um currículo com mais que 3 páginas.
Use frases curtas. Máximo de 5 linhas.
Use espaços e margens idênticos do início ao fim do documento;
Se estiver usando um currículo cronológico use negrito ou tipos diferentes de letras para evidenciar o que for mais importante. Não exagere nos recursos gráficos. Escreva o suficiente para informar e despertar o interesse.
Use envelope grande para não amassar seu currículo.
Não encaderne ou coloque capa ou plastifique.
Não escreva à mão qualquer tipo de informação.
Não coloque foto.
Não escreva a palavra "CURRÍCULO" no cabeçalho.
Não assine o currículo.
Não envie mais de uma cópia para uma mesma empresa.
Não anexe documentos ( a não ser quando solicitado) .
Use fontes Arial, Courier ou Times New Roman reconhecidas como as mais agradáveis para leitura. Corpo 12 é o recomendável.

7-Como fazer um currículo se meu último emprego teve curta duração ?Escreva seu currículo em ordem cronológica normal. Isto enfatizará os empregos mais antigos onde experimentou um longo período de estabilidade.

8-Como fazer um currículo quando não tenho muitas experiência ?As seções de escolaridade e experiência profissionais são as partes essenciais do "currículo". Para compensar a falta de experiência profissional forneça informações sobre atividades extra-profissionais (ex.: atividades de voluntariado que revelem o caracter e outras capacidades do candidato).

9-Como fazer um currículo quando existem períodos de desemprego significativos ?Não inclua datas exatas de entrada e saída de empresas. Mencione anos.

10-Como fazer um currículo se tenho mais de 45 anos ?Não coloque sua data de nascimento no currículo. Não mencione anos em que freqüentou a faculdade (o que poderia indicar sua idade). Elimine alguns de seus empregos mais antigos.

11- O que é um Portfolio ?É um conjunto de peças ou um dossier onde o candidato (normalmente da área de fotografia, joalheria, design ou moda, publicidade e arquitetura etc) apresenta exemplos de trabalhos realizados e demonstra sua capacidade técnica e criativa. Não existem modelos de Portfólio. Deverá ser criativo, imaginativo e original na apresentação de modo a valorizar os trabalhos executados. Não deverá ser enviado com o currículo porém o candidato deve levá-lo para a entrevista.

***Como realizar uma excelente entrevista

INTRODUÇÃO
Você passou na primeira etapa do processo seletivo (análise de currículo). Foi aprovado na triagem inicial, cumpriu o papel de vender sua imagem de forma positiva e foi chamado para participar de uma entrevista. Ufa! Parabéns! Agora é só manter a calma, se preparar bem para a próxima etapa e seguir em frente para ser contratado.Pensando em orientar nossos alunos, o Instituto Denver preparou esse e-book para que os mesmos se preparem e passem por essa etapa tão temida.
1. Afinal o que é uma Entrevista?
É uma técnica de seleção que o empregador utiliza para avaliar o perfil profissional e pessoal do candidato e verificar se o mesmo atende ou não às qualificações para o cargo.
2. Para que serve?
A entrevista é uma oportunidade para checar a postura profissional e pessoal do candidato. Neste momento, o candidato informa o que deseja de sua vida profissional, informa onde trabalhou, as experiências profissionais, além de falar também um pouco sobre sua vida pessoal (família, amigos, hobbies, etc).
O recrutador normalmente confirma e avalia todas as informações contidas no currículo, conhecendo mais detalhadamente o candidato e todas suas experiências na área. Esta avaliação tem como objetivo verificar se o candidato está apto a assumir as exigências da vaga.
3. Qual é o objetivo da entrevista?
O objetivo do recrutador é medir a postura, as atitudes e os conhecimentos técnicos dos candidatos para que possa escolher o candidato que melhor atende as necessidades da organização.
O objetivo do candidato na entrevista é conseguir demonstrar ser o ideal para aquele posto de trabalho, tentando "vender" os seus serviços e fazendo valer as suas competências.

PLANEJAMENTO
Para que tudo ocorra bem na fase da entrevista, você precisará fazer um planejamento adequado.
Primeiro entenda o objetivo da entrevista, ou seja, o que o potencial empregador deseja saber. Então, para cada entrevista, o candidato deverá se munir de uma estratégia e para isso avalie as seguintes questões:
Quem você é? O que você já fez? O que o seu último empregador acha de você? Quais os resultados alcançados nos últimos empregos? O que pode fazer para a empresa que está selecionando? O que pode conseguir fazendo o que faz para a empresa dele? É muito importante que leve seu currículo atualizado no dia da entrevista, pois normalmente as entrevistas são guiadas pelo mesmo. Além do currículo, poderá levar também um portfólio para apresentar, e assim detalhar suas experiências (o currículo é o resumo de suas qualificações e experiências; o portfolio é o conjunto de exemplos de material que você produziu ao longo de sua carreira).
Além disso, conhecer um pouco da empresa antes da entrevista é uma atitude que conta pontos diante do entrevistador. Além de ficar mais preparado para falar sobre como pode contribuir com o crescimento da organização e sobre outros aspectos que envolvam o dia-a-dia da empresa, o candidato demonstra mais interesse pela vaga.
1 - O que é preciso saber sobre a empresa?
Nome Localização Setor em que atua Como se situa no mercado Produtos e/ou serviços que oferece Concorrentes Reputação no mercado Mudanças ocorridas recentemente Função desempenhada pela vaga Para encontrar essas informações, o candidato poderá:
Visitar o site institucional da empresa; Conversar com funcionários ou conhecidos que já tenham trabalhado lá; Conseguir folders e material promocional da empresa; Ler matérias na internet, em jornais ou revistas; Procurar saber sobre algum trabalho (voluntário) prestado pela empresa.

A APRESENTAÇÃO DO CANDIDATO
Como se Apresentar
O visual de um profissional pode não lhe garantir o sucesso, mas aqueles que se vestem e se portam inadequadamente, com certeza, estão fadados ao insucesso.
Quando falamos em boa apresentação é muito mais do uma roupa impecável, pois muitas vezes nossos gestos falam muitos mais do que nossas palavras.
Seguem algumas atribuições que se pode considerar boa apresentação pessoal:
Ter ombros alinhados; Costas eretas; Olhar brilhante; Andar correto; Voz pausada e agradável; Postura polida e ao mesmo tempo firme. O traje utilizado durante uma entrevista também conta pontos na Avaliação. Em caso de dúvida quanto ao padrão utilizado pela empresa, o estilo clássico é sempre uma boa opção.
Candidatos:
Ternos (Azul marinho/preto) ou Calça Social com Camisa Social; Sapato social (bem engraxado); Barba e bigode bem feitos; Unhas Limpas; Pasta bem conservada; Perfume bem leve. Candidatas:
Tailleur (terninho acinturado) com saia até o Joelho (não chamando atenção para as pernas); Blusa de manga ¾ (branca, preta ou tons neutros); Sapatos básicos (preto ou marrom); Cabelo impecável (caso use coloração devem estar retocados); Unhas bem feitas com esmalte claro; Bolsa bem conservada; Perfume leve; Meia calça neutra (natural, preta, transparente); Maquiagem discreta dando um tom bem natural.

TIPOS DE ENTREVISTA
Normalmente a entrevista avalia se a personalidade, ou seja, os aspectos pessoais do candidato e seus conhecimentos profissionais, são compatíveis com o que a descrição do cargo e a expectativa da empresa.
1. Telefone
Tem como objetivo realizar uma triagem inicial. A entrevista por telefone tem a função de confirmar três questões principais:
Verificar se a pessoa tem interesse em ocupar a vaga; Confirmar o perfil do profissional, para ver se apresenta realmente tudo o que consta no currículo e se possui habilidade para ocupar o cargo; Analisar se o candidato tem uma comunicação adequada, sabe falar corretamente e ainda se apresenta erros de português. 2. Entrevista Preliminar realizada por Psicólogos
Muitas empresas optam por realizar uma entrevista preliminar com os candidatos. Em empresas de menor porte, a entrevista poderá ser feita pelo imediato superior.
O escopo desta entrevista se relaciona especificamente alguns aspectos do contexto profissional como:
Linha de trabalho; Perfil profissional; Expectativas em relação ao cargo e à empresa; Revisão do histórico profissional; Perfil sócio-econômico, sócio-cultural e político. 3. Entrevista em Grupo
As entrevistas em grupo podem ser realizadas com o objetivo de agilizar o processo ou ainda checar adaptabilidade do candidato ao contato grupal. Nesta modalidade o selecionador poderá verificar características como:
Liderança; Desprendimento; Facilidade de relacionamento. 4. Entrevista Pessoal
Essa é quase sempre a última etapa, por isso a mais importante. O número de concorrentes é pequeno e você já está muito próximo de conseguir a vaga. Sugere-se que o candidato faça uma listagem prévia dos seus pontos fortes e pontos fracos.
Nessa fase, você deixa de ser um número e passa a ter um rosto e um nome.
Neste tipo de entrevista o candidato deverá:
Demonstrar qualidade técnica comportamental compatível com o cargo expressa em forma de relacionamento durante a entrevista. É necessário que seja solidamente embasada em conhecimentos e experiências; Evidenciar sua capacidade de trabalhar em grupo, relacionar-se com a chefia e equacionar as necessidades de ambas as partes; Preocupar-se em projetar uma imagem em sintonia com a realidade e com aquilo que o entrevistador pretende.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
Nessa fase, o entrevistador está interessado apenas no que diz respeito a sua vida profissional. Perguntas que fugirem dessa abordagem deverão ser curtas e objetivas.
Fale-me um pouco de si. Procure especificar a questão. O que o entrevistador deseja saber: sua personalidade, seus interesses, seu histórico profissional, etc. Quais são seus objetivos em curto prazo?Seja específico dentro dos objetivos da organização. O que você procura em um determinado emprego?Desafio, envolvimento e chance para contribuir para a empresa. Por que devemos contratá-lo? Como você poderá contribuir para o desenvolvimento e crescimento da empresa?Conte os benefícios que você vai trazer e como pode, com seu desempenho, gerar lucros à empresa. Quais são seus pontos fortes? Fale das características desejadas, tais como: entusiasmo, persistência, dedicação, criatividade, responsabilidade, iniciativa (pró-atividade) e competência na área técnica. Quando o selecionador perguntar sobre os pontos positivos ele quer saber, sob o seu ponto de vista, qual é o seu diferencial, ou seja, o que você tem de interessante que possa ser de substancial importância para a vaga. Faça seu marketing pessoal.
O que você faz no seu tempo livre? Tem algum hobby?Fale a verdade. Mas saiba que é importante ter hobbies e ocupações no seu tempo livre. Isso demonstra sua preocupação com o seu desenvolvimento pessoal, sua habilidade em administrar seu tempo e o seu bom relacionamento com as pessoas. Onde você se vê em cinco anos?Mostre que já traçou um plano consistente de carreira e que sabe o que fazer para realizá-lo. Qual foi o último livro que você leu?A pergunta subliminar é "Você tem o hábito de Leitura?". Pode ser que suas leituras de livros estejam atrasadas, mas você lê constantemente jornais comuns e artigos especializados, revistas (Exame, Você S.A., Veja, etc). Nunca vá a uma entrevista sem ter lido o jornal do dia. Quais são seus objetivos de longo prazo? Restrinja-se ao futuro profissional. Neste momento não fale de sua vida pessoal. Por que você está deixando (ou deixou) seu emprego? Se estiver empregado, enfatize a idéia de buscar desafios. Se foi ou está sendo demitido, não adianta esconder. Diga a verdade. Se for o seu caso, mencione que a demissão foi causada por corte de custos. Nunca fale mal do empregador anterior. O que você considera importante num colaborador?Cite as competências para o cargo, além de dedicação ao trabalho, boa índole, iniciativa, criatividade e entusiasmo. Quais são seus pontos fracos?Nunca mencione algo muito negativo. Responda aquilo que, na realidade, é positivo, defina-os como pontos a desenvolver, tal como exigente demais, impaciente, perfeccionista, etc. Colocando desta forma, seja qual for o ponto que você citar, deixará claro, em primeiro lugar, que você está consciente de suas deficiências, que você não é perfeito e tem alguns pontos que precisa melhorar. Você também será avaliado pelo que pergunta
Em entrevistas iniciais: coloque questões genéricas sobre:
A empresa e o processo de seleção; Principais mudanças ocorridas nos últimos anos; Principais desafios que a empresa irá enfrentar a curto/médio prazo; Quando será comunicado o resultado da entrevista, tipo de testes a que os candidatos estarão sujeitos nas fases seguintes.
Numa entrevista final:
Demonstre curiosidade fazendo perguntas sobre a descrição da função, tarefas, responsabilidades e objetivos; Possibilidades de progressão na carreira; Benefícios sociais disponíveis e qual a remuneração a auferir. Estas questões têm interesse desde que não assentem em pontos já abordados em etapas anteriores do processo de seleção.

DICAS FINAIS
Ao cumprimentar alguém, lhe dê um forte aperto de mão, transmitindo segurança. Pés em direção ao entrevistador indicam que você se interessa pela pessoa. Se eles estiverem voltados para a porta, é a direção em que o corpo quer ir. Com braços cruzados no peito, você não quer mudar a opinião e nem aceitar o que estão lhe falando. Procure não falar que é conhecido de alguém influente. Saiba com quem você irá conversar, pergunte por quem será entrevistado (nome e cargo), Não deixe de ler os jornais. Manter-se informado deve ser um hábito. Mostre entusiasmo. Deixe claro que você procura desafio e desenvolvimento no trabalho. Saiba tudo sobre seu currículo, que é a história da vida do candidato. Seja Pontual. Procure chegar uns 15 minutos mais cedo. Não deixe que a entrevista seja um monólogo, ao contrário, procure transformar a entrevista em uma conversa proveitosa. Evite fazer muito "hum-hum", é um sinal de que você não sabe se expressar muito bem ou não tem argumentos. Evite entrar em temas polêmicos, como sexo, religião, política.
Tudo o que não se deve fazer
Falar em demasia; Falar gírias; Franzir a testa em demasia; Discordar em demasia; Ser dogmático; Mostrar impaciência; Ser emotivo; Ignorar perguntas; Mudar de assunto de repente; Desviar o olhar do entrevistador por muito tempo; Contar piadas; Mascar chiclete ou bala; Fumar. Não fume mesmo que o entrevistador ofereça um cigarro; Não minta. Não tente parecer o que não é; Evite apoiar seus pertences sobre a mesa do selecionador; Erros de português; Não fale mal de empregos/empregadores anteriores; Evite ficar olhando no relógio.

A AVALIAÇÃO
Como o entrevistador irá decidir
Ao terminar a entrevista, o entrevistador terá como tarefa escolher entre os pontos que considerou positivos e os pontos que considerou negativos em você, para um julgamento. Esta não será jamais uma equação matemática.
Fatos não bastam - a sua história profissional está no seu currículo, e não há como mudá-la; mas os traços de personalidade e de caráter que você demonstrou contarão muito contra você ou ao seu favor. Habilidades - a sua habilidade de pensar logicamente, a capacidade de expressar claramente as idéias, a rapidez de entender o ponto central de uma questão, a clareza de diferenciar o que é importante e o que não é importante numa conversa, tudo isso contará para o julgamento do entrevistador. Relacionamento - nenhum empregador quer um funcionário que lhe traga problemas, portanto a sua habilidade em relacionamentos vai fazer diferença (você tem muitos amigos? Tem senso de humor? É um bom ouvinte? Entende as pessoas?). Como você se vê - Muitos entrevistadores focam atenção na maneira como o candidato vê a si mesmo. Confiante ou retraído, vencedor ou perdedor, expansivo ou tímido, tudo isso conta para a avaliação. Atitudes que os entrevistadores avaliam:
Postura; Tato; Cortesia; Confiança; Calor; Entusiasmo; Alegria; Otimismo; Humor; Um firme aperto de mão; Boa pronúncia; Bom vocabulário; Boa gramática; Maneira organizada e clara de se expressar.

***Informações de um curriculum

1-Identificação ou Dados pessoais
Nome completo do profissional - preferencialmente no alto da página.
Endereço residencial completo - não esquecer de números como CEP,
Data de Nascimento
Estado Civil
Naturalidade
Telefone com DDD. Caso não tenha telefone coloque o número para recados e o nome da pessoa.
Celular
Email
Hora do dia em que pode ser contatado.

2-Objetivo profissional
Escreva o cargo que pretende ocupar ou a área de atuação.
Defina clara e resumidamente seu objetivo profissional (não ultrapasse uma linha). Lembre-se que todas as informações do seu currículo devem estar alinhadas com o objetivo profissional. Coloque o objetivo profissional e não objetivos pessoais. Os itens de seu currículo que não estão alinhados com o objetivo devem ser menos enfatizados ou não incluídos. Exemplos: Auxiliar de escritório, representante de vendas, secretária executiva etc. Cuidado: Não mencione que trabalhou em vendas durante um período se seu objetivo é ser supervisor de departamento de pessoal.

3-Escolaridade ou Formação Acadêmica
Nível de escolaridade que possui; nome do curso, data em que o terminou; escola ou universidade que freqüentou; média obtida (se esta for favorável.

4-Cursos de aperfeiçoamento
Os cursos de aperfeiçoamento, seminários, palestras, seminários, pós-graduação, especiais e técnicos devem ser relacionados colocando o mais recente primeiramente.
Não relacione cursos em excesso ou fora do objetivo profissional.
Não relacione cursos cuja tecnologia caiu em desuso.
Relacione palestras e seminários relevantes.
Não relate todo seu histórico escolar. Coloque o último curso que concluiu. Ex.: se possui curso superior não é necessário relatar em que escola cursou o 2º grau etc.

5-Experiência profissional
Inicie pelos cargos mais recentes.
Coloque somente os três últimos empregos ou os mais importantes para a vaga em aberto ou em relação ao seu objetivo profissional.
Indique Ano de entrada e saída, nome da empresa, o cargo ocupado
Para cada cargo faça uma breve descrição das atividades e realizações, grau de responsabilidade e resultados obtidos. Não se limite a dizer qual era o seu cargo e sim contar o que fez na prática pois isso é o que vai fazer a diferença. Este erro grande parte das pessoas comete.Use verbos de ação: realizei, implantei, organizei etc. Destaque suas realizações que resultaram em benefício para a empresa. Exemplo: redução de custos, redução de despesas administrativas, melhor relacionamento com o mercado.
Aqueles que nunca tiveram emprego devem indicar: experiências de trabalho, remuneradas ou não, que tenham desenvolvido em tempo parcial ou sem vínculo empregatício. Indique estágios realizados (quando, onde e a função desempenhada) .
Não explique porque saiu dos empregos anteriores ou porque deseja sair do atual.
Não informe pretensão salarial ou último salário. Exceto se for solicitado pela empresa.
Identifique os diferenciais (incluindo bolsas de estudo, pesquisas, projetos de iniciação científica etc. .
Não coloque atividades que não estejam coerentes com seu objetivo. Exemplo: Você é candidato a uma vaga de Analista de Planejamento de Manufatura porém trabalhou em vendas durante um período.
Se foi promovido várias vezes enfatize estes fatos. Exemplos:Gerente Comercial da Divisão Metais.Fui o responsável por vendas, marketing, exportação, importação, desenvolvimento de produtos e mercados e serviço de atendimento ao cliente. Vendas em 2000: US$ 54 milhões.Aumentei a participação de mercado de 5 % para 25 %.

6-Idiomas
Ao mencionar conhecimentos de línguas indique o nível que domina: fluente, regular, básico, falar e/ou escrever. Exemplo: Inglês - fluente - falar e escrever Inglês - básico - ler.Espanhol - regular - ler e falar

7-Informática
Informe nível de conhecimento - noções ou domínio em programação, ambientes, etc.
Se souber usar a Internet coloque.

8-Viagens
Cite viagens ao exterior (mesmo que seja por turismo comprovando que adquiriu vivência fora do país, assimilou novas culturas e aprimorou determinado idioma.

9-Outras atividades
Indique eventuais atividades desenvolvidas (atividades culturais, desportivas, sindicais e associativas .

***Recomendações para elaborar um curriculum

1-Elabore seu currículo tendo em mente seu objetivo e procure colocar as informações por ordem de importância. Informe primeiro as suas realizações/conquistas, atividades mais significativas e mais diretamente relacionadas com o cargo desejado, depois inclua as informações acessórias que podem ser úteis.

2-Não usar abreviações. Se utilizar siglas, escrever logo de seguida o seu significado. Se utilizar números, não escrever por extenso;

3-Somente use outro idioma em seu currículo quando enviar o currículo a uma multinacional ou quando o próprio anúncio exija.

4-Use a primeira pessoa. Exemplo: Implantei, construí, vendi, organizei etc.

5-Cuidado com erros de ortografia e gramática. A redação deve ser clara, sucinta, objetiva, em ótimo português ou idioma em que seja elaborado o mesmo, mas completo nas informações relevantes. Solicite uma revisão para um amigo que tenha bom domínio do português escrito.

6-A informação apresentada deve ser honesta e verídica e sem exageros.

7-Não utilize formulário-padrão. Ao responder a um anúncio personalize o currículo para aquela empresa valorizando pontos em função dos requisitos do anúncio.

8-A realização de muitos estágios pode indicar instabilidade.

9-Se a idade é inferior ou superior à exigida indique-a numa rubrica "Diversos" e destaque as qualidades e capacidades de adaptação à cultura da empresa

10-Use palavras positivas e que revelem dinamismo.

11-Não junte cartas de referencias ou certificados de conclusão. Somente envie se solicitado.

12-Não envie fotos com seu currículo exceto se solicitado. Neste caso envie uma foto séria.

13-Não cite dados como nome dos pais, cor, altura, números de documentos (cpf, RG, titulo de eleitor etc).

14-Não mencione a pretensão salarial nem último salário.

15-Somente coloque referencias pessoais no currículo se a empresa solicitar. Informe nomes de pessoas que possam fornecer informações sobre sua identidade/ capacidade /honestidade pessoal. Deve-se ter cuidado todo especial na seleção de pessoas indicadas como fontes de referencias, quer pelo grau de amizade, como de confiabilidade.

***Recomendações de emprego (único exemp.)

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES PARA ENCONTRAR UM BOM EMPREGO

1-Não cometa o grande erro de se basear somente nos anúncios de jornais.Este é um erro muito comum cometido por pessoas praticamente de todos os níveis (inclusive profissionais de nível superior). A realidade é que a maior parte dos cargos e oportunidades de emprego não é anunciada em jornal pois a empresa pensa primeiramente no custo do anúncio e somente após avaliar todas as alternativas sem custo ou de menor custo é que será colocado um anúncio no jornal.
Em primeiro lugar o Departamento de Recursos Humanos procura profissionais em seu cadastro de currículos. Em segundo lugar procura se algum funcionário pode indicar um amigo ou amiga. Em terceiro lugar procurar na internet. A última alternativa é o anúncio.

2- Envie seu currículo, com carta de apresentação, para as empresas selecionadas. Poderá enviar direta e pessoalmente ou por email.

3- Cadastre seu currículo no próprio site da empresa que deseja trabalhar. A maioria das grandes empresas apresentam, em suas páginas, formulários para que, interessados em vagas, preencham seus currículos;

4- Envie seu currículo para as agências de emprego e consultorias de recursos humanos. Não esqueça de enviar junto a carta de apresentação.

5-Procure anúncios em jornais e responda.

6- Faça contato com seus amigos e parentes e solicite que enviem seu currículo para as empresas onde trabalham ou para seus amigos.

7- Entre em um site de busca (exemplo: google) e digite a palavra emprego e visite algumas páginas de bancos de currículos; Cadastre seu currículo nestes bancos.

8-Cadastre seu currículo nos sites das boas agências de emprego na internet.Verifique as vagas oferecidas. Algumas oferecem o serviço gratuitamente e outras cobram mensalidade. Vejamos algumas sugestões.

***Como realizar uma excelente entrevista

http://www.institutodenver.com.br/ebook-entrevista.asp

Obs: O link acima é da página de cursos denver, onde esta um programa a ser baixado (programa curto e rápido de leitura, download) com dicas de como realizar uma excelente entrevista.

***Curriculum e emprego

http://www.institutodenver.com.br/ebook-curriculo.asp

Obs: O link acima, é de uma página do curso denver; Porém esta composto neste link um programa (fazer download do programa na pág do link) que tira todas as dúvidas, quanto a curriculum e emprego.